Abertas as inscrições para a Semana Acadêmica dos cursos da Gestão e Negócios da Unijuí - Unijuí
Destaques do Comunic@

Na próxima semana, nos dias 20 e 21 de maio, o campus Panambi vai promover a Semana Acadêmica dos Cursos de Gestão e Negócios da Unijuí. A atividade conta com o tema “Inteligência Artificial aplicada na Gestão de Negócios", e ocorrerá em parceria do Sebrae-RS e da Receita Federal do Brasil, no auditório do campus Panambi.  Na segunda-feira, 20 de maio, será realizada a palestra “Desvendando a I.A: Como Aproveitar oportunidades e Inovar em seu Negócio”, a qual será ministrada pelo consultor em educação empreendedora para o Sebrae-RS, Douglas Pereira. Ele é psicólogo graduado pela Universidade de Passo Fundo e possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUC-RS. Já na terça-feira, 21 de maio, haverá a palestra “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil”. A atividade será conduzida pelo fiscal da Receita Federal e membro da equipe regional de fiscalização de PIS e Cofins, Rafael Henrique Visentini Auditor, que é bacharel em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bacharel em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), e especialista em Direito Tributário e Auditoria Fiscal. A participação ocorre mediante inscrição, que pode ser feita pelo site uniui.edu.br/eventos. Durante o evento será feita a arrecadação de 1 litro de leite entre os participantes, que serão doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. 


Na próxima semana, nos dias 20 e 21 de maio, o campus Panambi vai promover a Semana Acadêmica dos Cursos de Gestão e Negócios da Unijuí. A atividade conta com o tema “Inteligência Artificial aplicada na Gestão de Negócios", e ocorrerá em parceria do Sebrae-RS e da Receita Federal do Brasil, no auditório do campus Panambi.  Na segunda-feira, 20 de maio, será realizada a palestra “Desvendando a I.A: Como Aproveitar oportunidades e Inovar em seu Negócio”, a qual será ministrada pelo consultor em educação empreendedora para o Sebrae-RS, Douglas Pereira. Ele é psicólogo graduado pela Universidade de Passo Fundo e possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUC-RS. Já na terça-feira, 21 de maio, haverá a palestra “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil”. A atividade será conduzida pelo fiscal da Receita Federal e membro da equipe regional de fiscalização de PIS e Cofins, Rafael Henrique Visentini Auditor, que é bacharel em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bacharel em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), e especialista em Direito Tributário e Auditoria Fiscal. A participação ocorre mediante inscrição, que pode ser feita pelo site uniui.edu.br/eventos. Durante o evento será feita a arrecadação de 1 litro de leite entre os participantes, que serão doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. 


Com foco em prestar serviços para entidades sem fins lucrativos, Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas físicas, o Laboratório de Contabilidade da Unijuí, vinculado ao curso de Ciências Contábeis, teve uma atuação importante no último ano. Ao todo, foram 23 entidades atendidas em Ijuí, outras cinco em Panambi e três em Santa Rosa. Também foram atendidos 14 MEIs e sete ligas universitárias do curso de Medicina.  “O ano de 2023 ficou marcado para o Laboratório de Contabilidade por atender a várias entidades sem fins lucrativos, mas um fato novo foi a realização de cursos com o tema de imposto de renda para produtores rurais, ministrados através de parcerias com cooperativas da região”, comenta o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné.  Além de atender entidades, o Laboratório de Contabilidade tem uma parceria com a Receita Federal do Brasil, a partir do Núcleo de Assessoramento Contábil e Fiscal (NAF), que recebe demandas do órgão para a resolução e presta serviços a partir do trabalho exercido por estudantes do curso de Ciências Contábeis, os quais atendem de forma voluntária, o que, segundo o docente, é o principal diferencial, em especial para a formação dos acadêmicos participantes.  “Os estudantes são convidados a participar das atividades de forma voluntária no Laboratório desde o primeiro semestre, pois é um espaço que complementa as competências que são desenvolvidas em sala de aula. Os estudantes voluntários têm a oportunidade de efetuar lançamentos contábeis, gerar relatórios contábeis, efetuar análise de demonstrativos contábeis, enviar obrigações acessórias tributárias e calcular a folha de pagamento. Lembrando que todas as atividades são realizadas por meio de um software contábil com a supervisão de uma contadora”, detalha Didoné.  As principais demandas recebidas pelos Laboratórios de Contabilidade estão voltadas para o atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI), atendimento a entidades sem fins lucrativos, pessoas isentas do Imposto de Renda e também na emissão de guias de regularização. O Laboratório de Contabilidade também atua voltado a quem deseja realizar o cadastro na plataforma do governo federal.  Neste ano, o principal objetivo a ser alcançado pelo laboratório, conforme o coordenador do curso, é voltado a um projeto que tem a proposta de atender também a entidades com fins lucrativos. “Queremos diversificar as modalidades de empresas que prestaremos serviços”, comenta.  O Laboratório de Contabilidade está disponível nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi. O atendimento é feito nos turnos da tarde e da noite.


O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) está com uma programação especial em comemoração à Semana Nacional dos Museus. Diversas atrações estão sendo promovidas e projetos colocados em prática. Um dos projetos teve início nesta quarta-feira, 15 de maio, foi o “Você se conecta com a nossa história”, o qual apresenta o acervo disposto à comunidade de uma forma inovadora, a partir do uso da realidade aumentada.  A proposta consiste na visualização de peças expostas no Museu em três dimensões, a partir da leitura de um QR Code, que leva até um filtro manipulável no Instagram. Conforme explica o assistente do Madp, Fabrício de Souza, o projeto faz parte de uma série de ações que vêm sendo implementadas, as quais buscam conversar com a virtualidade e se adequar aos novos tempos, impulsionando, assim, o uso de novas tecnologias que incentivam a interação com o patrimônio cultural de maneiras criativas e significativas. “Deve-se considerar que cada instituição é única, tem suas limitações e suas finalidades, porém observa-se que Museu também é local de futuro e a atualização permanente dessas instituições se faz necessária. Ao mesmo tempo, existem desafios para romper discursos comuns que subjugam estes espaços como ultrapassados e que se centram unicamente no objeto, ignorando toda a história, sua materialidade e imaterialidade, sua carga simbólica e de comunicação que os artefatos carregam”, ressalta Fabrício.  A produção do projeto de realidade aumentada foi feita pelo estudante do curso de Design Digital, Diego Azambuja, que comenta que tudo foi pensado no início deste ano, a partir da ideia de mostrar os objetos expostos no Madp e possibilitar que a comunidade possa conhecer e visualizá-los de uma maneira diferente. “A ideia é que todos possam ver como são esses materiais, possam visualizar em outros espaços e, a partir disso, atrair mais visitantes e pessoas para o Museu”, detalha.  Na noite de quarta-feira, os primeiros a conhecerem o projeto e interagirem com as peças de forma virtual foram os estudantes do curso de Design Digital, sob coordenação da professor Diane Johann, na disciplina de História da Arte e do Design. Além de aprenderem um pouco mais sobre a história local, os acadêmicos visualizaram como era feito o trabalho de Design no passado e tiveram uma visita guiada para ver como era a implementação de marcas e propostas gráficas ao longo do tempo.  Segundo a professora Diane, aproximar o Museu da sala de aula é importante para que os acadêmicos tenham


Startups e pesquisadores da área de inovação podem se inscrever, até o dia 31 de maio, para propor soluções aos desafios de inovação aberta lançados por empresas da região Noroeste e Missões. Elas integram o Startup Lab, um programa coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT-TS), que visa fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho, destacando a inovação aberta como impulsionadora do desenvolvimento.  O programa se divide em quatro ciclos e ocorrerá durante 24 meses, neste e no próximo ano. No momento, acontece o primeiro ciclo, com a divulgação dos 26 desafios de inovação aberta, divididos nas áreas Comercial, Marketing, Recursos Humanos, Produção, Logística, Tecnologia e Sustentabilidade. Esses desafios partem de demandas das empresas participantes do programa, que são a Bruning Tecnometal, Dubai Alimentos, Epos Soluções Estratégias, Faxinou, Fockink, Grupo Alquimia, Grupo Fricke, Hidroenergia, Nativu's, Novatech Agro, Rad + Radiologia, SAUR e Vitória Agência. Conforme explica a gestora de Inovação e Tecnologia, Juliana Capssa, que atua no programa ao lado da coordenadora da Criatec da Unijuí, Maria Odete Palharini, após esta etapa serão realizadas rodadas de negócios para que as startups e os pesquisadores possam apresentar suas propostas e soluções para as empresas.  Inscrições podem ser realizadas em criatecunijui.com.br/open. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0212 ou pelos e-mails criatec@unijui.edu.br / startuplab@unijui.edu.br.


O curso de Farmácia da Unijuí em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí está realizando uma campanha de doação de medicamentos para as pessoas que foram afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.  Professores e acadêmicos de Farmácia farão a seleção, armazenamento e encaminhamento dos medicamentos. Essa triagem tem como objetivo assegurar a eficácia e segurança farmacológica para que ocorra a distribuição em condições apropriadas.  Pode ser doado todo o tipo de medicamento, desde que esteja dentro do prazo de validade. No caso de comprimidos, as cartelas não precisam estar completas, mas a embalagem não pode estar violada. Medicamentos líquidos, como xaropes, pomadas ou cremes também não podem ter sido usados anteriormente.  Neste momento, a necessidade maior é para a doação de medicamentos como: sais de hidratação, analgésicos, antitérmicos e antibióticos  (amoxicilina, azitromicina, cefalexina). Além disso, podem ser doados álcool em gel 70%, seringas de 1 e 3 ml e  agulhas de 25x7 e 25x8.  As doações podem ser realizadas na Unijuí, no hall de entrada do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques e Complexo de Saúde 2, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; e na Farmácia Universitária, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. Na Secretaria de Saúde de Ijuí, podem ser levados à Farmácia Central e farmácias distritais. 


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